sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PROJETO: ESCOLA LIMPA E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

O projeto, "Escola Limpa e Conservação do Patrimônio Público", está sendo trabalhado desde a educação infantil até o 9° ano do Ensino Fundamental. Um dos destaques desse projeto é que a turma que conservar a sala mais limpa, bem como fiscalizar a Unidade Escolar, ganhará uma viajem para o cinema em Palmas.
JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado de análise, discussão e reflexão da realidade. É nesse espaço que está sendo formados “cidadãos conscientes”, que venham a contribuir para o desenvolvimento da comunidade nos vários setores. Assim, é essencial que seja vinculado projetos que trabalhem as questões sociais e ambientais dentro da Unidade Escolar, para que o aluno analise, discuta e reflita sobre o que deve ser melhorado, não só no ambiente escolar mas na comunidade geral.
Nos últimos anos as escolas públicas vêm enfrentando vários problemas, e um deles é a falta de cuidado com o patrimônio publico escolar. Para solucionar esse problema é dever da escola resgatar a valorização a conscientização dos alunos quanto a importância da mesma e como é bom viver em um ambiente limpo.
Esse descaso dos alunos com o Patrimônio Público é devido à falta de informação quanto aos custos para a construção e mantimento do mesmo. Os alunos acham que a escola é apenas responsabilidade do governo, não tratando a mesma como seu espaço para educação, ética e compromisso de ser cidadão.
Dessa forma, temos que fazer com que o aluno perceba que a Escola como um Patrimônio Público, é de responsabilidade de todos e deve ser preservada, defendida e protegida, visando um ambiente mais propicio a educação de crianças e adolescentes.
Segundo Amaury Meller Filho, "O patrimônio compõe a identidade e a imagem da escola e, por isso, ele precisa estar sempre em ordem, sob pena de colocar em risco a segurança das pessoas e o projeto pedagógico".
OBJETIVO GERAL:
  • Promover a conscientização de toda comunidade escolar, quanto a valorização, conservação e preservação da Unidade Escolar, bem como da comunidade em geral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver momentos de reflexão sobre a responsabilidade de conservação do Patrimônio Público;
  • Incentivar a conservação de todos os materiais da escola: carteiras, cadeiras, portas, ventiladores, copos, pratos, colheres e materiais da biblioteca.
  • Reconhecer o espaço em que se vive e perceber-se como parte dele, compreendendo que o lugar determina aspectos importantes da vida.
  •  Adotar uma atitude responsável em relação às questões ambientais na escola e ou na comunidade.
  • Mobilizar a comunidade escolar a manter a integralidade física e cultural da escola, levando os integrantes a legitimar seu papel na comunidade.
OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS:
·         Jogar lixo no lixo.
·         Deixar as carteiras e materiais organizados.
·         Manter carteiras, chão e paredes limpas.
·         Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
·         Respeitar a natureza
·         Separar o lixo que pode ser reciclado.
·         Confeccionar faixas e cartazes alusivos à campanha de limpeza.
 
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
·         Fevereiro a dezembro de 2013.
RESPONSÁVEIS:
·         Toda Comunidade Escolar.
PARCEIROS:
·         Secretaria Municipal de Educação e Cultura
·         Secretaria Municipal de Saúde
·         Secretaria Municipal do Meio Ambiente
·         Secretaria de Transporte e Obras
·         Secretaria da Juventude
METODOLOGIA
  • Nomear semanalmente ou mensalmente monitores de sala e do recreio para “fiscalizar”, conversar e ajudar os colegas e não deixar vasilhas espalhadas aos arredores da escola, não sujar paredes, não quebrar materiais e plantas da escola.
  • A turma campeã ganhará prêmios. Ex: Ir ao cinema, bombons e etc.
Ø  HISTÓRIA
·         Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos, estrutural e visual) bem como do município de Aparecida do rio Negro.
Ø  ESTRATÉGIAS
·         Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
·         Pesquisa sobre o Município de Aparecida do Rio negro.
·         Entrevistas com ex-alunos e moradores mais antigos do município.
·         Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
·         Observação das alterações no município de Aparecida do Rio Negro.
Ø  GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
  • Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
Ø  ESTRATÉGIAS
  • Mapeamento e construção de Maquetes.
  • Pesquisas sobre a localização da escola.
OBS: O professor pode pedir ao aluno para fazer um mapa da sua rua, do seu setor, do setor da escola, e se for um aluno da fazenda pode pedir para fazer sobre o caminho da escola até sua casa.
Ø  CIÊNCIAS
·         As conseqüências da falta de higiene na saúde;
·         Conservação do ambiente escolar.
·         Problemas causados pelo lixo.
·         Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
·         Reciclagem;
·         Meio ambiente.
Ø  ESTRATÉGIAS
  • Pesquisas;
  • Coleta de material;
  • Reciclagem de papel e confecção de objetos.
Ø  LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
·         Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
·         Poesias, redações, textos e músicas;
·         Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
·         Frases de conscientização;
·         Teatro.
Ø  ESTRATÉGIAS
·         Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
·         Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
Ø  EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
·         Artes com papel reciclado;
·         Teatro;
·         Paródias;
·         Cartazes;
·         Fazer produtos com material reciclado.
Ø  ESTRATÉGIAS
·         Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
·         Montagem de uma peça teatral referente ao tema;
·         Oficinas sobre manuseio e confecção de produtos com material reciclado.
Ø  MATEMÁTICA
·         Problemas sobre a produção de lixo, área da escola;
·         Gráficos;
·         Planificação de sólidos;
·         Problemas envolvendo os custos com materiais para a escala.
Ø  ESTRATÉGIAS
·         Elaboração de problemas referentes a decomposição de materiais;
·         Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
·         Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
Ø  EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
Ø  ESTRATÉGIAS
  • Campanhas de material de limpeza;
  • Campanhas de alimento não perecíveis;
  • Provas competitivas (relativas ao tema ou não);
  • Montagens de cartazes para anotação de pontuação.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃO DE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
·         Questionários
·         Cartazes
·         Maquetes e desenhos
·         Planta do Prédio
·         Exposição dos trabalhos feitos
·         Palestras distribuição de folhetos
·         Campanhas educativas e preventivas
·         Relatórios
·         Redações, textos, filmes
·         Atividades físicas específicas
·         Reprodução de temas
 
AVALIAÇÃO

Após a execução das atividades de limpeza e conservação da escola todos os participantes se avaliarão numa reunião coletiva.
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
 - as serventes observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
 - será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto avaliação;
 - observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.
Obs: Cada envolvido deve entregar relatórios e evidências para ser anexado ao projeto.
 
CULMINÃNCIA:
·         Mutirão da limpeza
·         Definir data da Culminância: final de cada bimestre.

14 comentários:

  1. Adorei essa ideia vou adequa-la a minha escola.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, vou fazer pequenas mudanças e adequar na escola que trabalho no interior da Paraíba, Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a iniciativa e o estilo do projeto. Estamos fazendo algo parecido aqui na nossa escola, em Mogi Mirim/SP. Podemos utilizar seu projeto como inspiração? Parabéns à equipe responsável!
    Nelise.

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz por vocês terem gostado do projeto. Fica a total liberação para a utilização dos mesmos.

    ResponderExcluir
  5. adorei seu projeto, vou tentar fazer na minha escola, zona sul de São Paulo. E uma muito difícil e tem muita depredações...felicidades!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o Projeto. Vou adequar a realidade da minha escola e implantar o Projeto. Obrigada.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Adorei o Projeto. Vamos implantar na nossa escola (Escola Estadual Cônego Teotônio Ribeiro Penedo/AL)

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu projeto PARABÉNS!Vou colocar em um projeto meu de um curso mas irei implementar com a inclusão aos professores que acham que os funcionários ainda são subalternos a ele e não conserva sua sala, principalmente em aulas de artes na escolas. multiseriado

    ResponderExcluir
  9. Muito bom seu projeto PARABÉNS!Vou colocar em um projeto meu de um curso mas irei implementar com a inclusão aos professores que acham que os funcionários ainda são subalternos a ele e não conserva sua sala, principalmente em aulas de artes na escolas. multiseriado

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela iniciativa. Muito legal. Vou tentar adequá-lo à nossa realidade.

    ResponderExcluir
  11. parabens pelo projeto!
    vou adequa-lo a realidade da escola,a qual eu trabalho.

    ResponderExcluir
  12. O Projeto ficou belíssimo. Posso adequá-lo para a escola onde trabalho?

    ResponderExcluir
  13. Projeto bem elaborado. Me ajudou bastante. Parabéns

    ResponderExcluir